Dor durante o sexo ocorre em algumas mulheres e por achar que isso é normal, elas acabam não procurando ajuda. Infelizmente, não é para todo mundo que as relações sexuais significa prazer.  Mas sentir dor durante a penetração não é normal e é sinal de que alguma coisa está errada. A intensidade da dor varia de mulher para mulher. O desconforto e a falta de afinidade com o homem podem atrapalhar que ela consiga ficar com os músculos da pélvis relaxados, causando do durante o sexo.

Vaginismo

São casos raros em que a dor é causada por fatores psicológicos. O vaginismo é um desses casos. É uma síndrome nos músculos do períneo que se contraem involuntariamente, isso acontece quando vai ocorrer a penetração, impedindo que o homem consiga penetrar na vagina da mulher.

As causas para o vaginismo normalmente são decorrentes de traumas que a mulher teve no passado. Os traumas não precisam ser necessariamente sexuais. Pode ter sido um acidente de carro, um assalto, violência em casa. Mas os traumas sexuais são as principais causas para o vaginismo.

Existem vários tratamento para o vaginismo, mas como é um efeito psicológico, o melhor a se fazer é a psicoterapia junto com o acompanhamento médico. Novos tratamentos estão sendo feitos para ajudar mulheres que sofrem desse problema.

Somente em casos raros a dor vai se consequência do vaginismo, normalmente a dor pode estar sendo causada apenas por causa da posição sexual em que o casal está. Quando o casal está em uma posição normal e confortável a dor pode significar doenças vaginais e infecções provocadas por bactérias. Veja a seguir algumas causas e soluções para dor durante o sexo.

Lubrificantes podem ajudar a eliminar a dor durante o sexo

A lubrificação é um processo natural do corpo feminino, mas que nem sempre ocorre. O atrito entre o pênis e a vagina pode causar dor durante o sexo se a vagina não estiver bem lubrificada, mas para algumas mulheres é difícil alcançar a lubrificação necessária. As causas para a falta de lubrificação podem ser diversas. O ciclo menstrual também afeta a lubrificação feminina e resseca a vagina.

O diálogo entre o casal é fundamental para que o homem saiba que a mulher precisa de mais lubrificante, pois só o que contém na caminha pode não ser suficiente. Os tipos de lubrificantes mais recomendados são os que possuem solução aquosa. Para saber mais como aumentar a lubrificação feminina, clique aqui.

Escolher a camisinha

A camisinha é um item indispensável e muito importante quando o assunto é sobre dor durante o sexo. Se ela for colocada incorretamente, vai gerar dor na mulher. Visto que a mulher é mais sensível, até mesmo o material da camisinha pode causar irritação na vagina. É recomendável o homem dar preferência aquelas camisinhas finas que quase não se percebe que está utilizando uma.

A posição é importante para não gerar dor durante o sexo

Dor durante o sexo

Diferenciar na hora de escolher uma posição sexual não significa somente deixar o sexo mais quente, mas ajuda no prazer sexual. Quando o casal acerta a posição e ambos estão confortáveis nela, as chances de gerar desconforto e dor serão bem menores.

Cada mulher possui um útero que está posicionado diferente de outras mulheres e isso influi na posição sexual, caso queira, a mulher pode fazer um exame para descobrir a posição do seu útero e assim descobrir quais posições sexuais serão mais confortáveis para ela. Existem algumas posições que podem causar pequena cólica, mas é um dor suportável e que logo após mudar de posição ela para.

Em qualquer posição que for escolhida pelo casal, é de extrema importância que a mulher relaxe a musculatura que envolve o períneo. Se a mulher contrair ele demais, a entrada e movimentação do pênis será muito difícil, causando extrema dor para a mulher.

Doenças sexualmente transmissíveis pode ser o que está gerando dor durante o sexo

Algumas DST’s , como a gonorreia e a clamídia, por exemplo, causam dor na penetração. Geralmente a dor não é o único sintoma, a mulher pode notar outros sintomas como ardência, corrimento e mau cheiro. Além de cólicas mais fortes do que o normal. É necessário que ambos cuidem da higiene íntima para evitar infecções na área íntima, leia mais sobre o assunto aqui.

Menopausa

Mulheres que sentem começaram a sentir dor nas relações sexuais no período da menopausa é porque o corpo diminui a produção de estrogênio e colágeno, responsáveis pela elasticidade corporal. A solução é usar mais lubrificante para minimizar o atrito do órgão genital masculino com a vagina. Outra opção é procurar um tratamento para amenizar esse problema, consulte um médico especialista. Se a mulher ou o homem não sentem vontade de praticar sexo, veja algumas dicas que podem ajudar.

Se em todas as relações sexuais a mulher sentir dor e se a dor persistir depois do fim da relação, é necessário procurar um especialista.

Voltar para lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.