Mesmo sem ter tanto tempo de sobra como gostariam, as mulheres ainda conseguem reservar um momento para cuidar de si. Diferente dos homens que mesmo tendo tempo, preferem investir esse tempo em outras coisas, menos em cuidados íntimos.

Não são apenas as mulheres que precisam cuidar da sua higiene íntima, para evitar doenças, os homens também precisam ter alguns cuidados. A falta de higiene pode causar infecções e em casos mais graves, até mesmo câncer peniano, por isso vale a pena conferir as dicas que se seguem neste artigo.

Cuidados com a higiene íntima

A higiene íntima é essencial para a saúde do homem e também é um fator decisivo para que tenha uma boa relação sexual. Assim como é essencial que as mulheres cuidem de sua higiene. Leia aqui.

Tomar banho diariamente é muito importante, mas não é suficiente para ter uma boa higiene. Porém, não é muito complicado manter a higiene atualizada, basta seguir alguns procedimentos simples e muito importantes.

Lavar as mãos

Por mais óbvio que pareça a necessidade de lavar as mãos depois de urinar, muitos homens não fazem isso. Porém, mais importante ainda do que lavar as mãos depois de urinar, é fazer isso antes de urinar. Sim, isso é fundamental para que os germes não contaminem a área íntima.

Se alguns homens esquecem de fazer isso depois de urinar, tornar o hábito de lavar as mãos antes de urinar, vai ser um pouco mais difícil de se habituar, porém, quanto mais se faz isso, mais se torna automático, é importante lembrar que é uma medida válida para se evitar doenças futuramente.

Enxugar o pênis é essencial para a saúde íntima

Por mais prático que pareça os homens não precisarem sentar no vaso sanitário para urinar e nem precisarem de papel higiênico após, isso não é o recomendado. É preciso enxugar o pênis para evitar umidade na área, pois se região ficar úmida pode surgir fungos.

Além disso, secar o pênis após urinar impede que fiquem resíduos de urina na cueca, pois quando os resíduos encostam na pele, podem causa infecção por fungos, e ainda mais, as gotas na cueca podem gerar um mau cheiro, causando desconforto para todos em volta.

Higiene íntima na hora do banho

Por mais simples que pareça lavar o pênis durante o banho, essa não é uma tarefa que a maioria dos homens fazem corretamente. Ao tomar banho o pênis deve ter maior atenção, pois envolvem alguns passos importantes para que fique completamente limpo.

Na hora do banho, pode se usar um sabonete íntimo específico. Caso não tenha um sabonete masculino, o feminino serve. Em sequência, o homem deve lavar todas as partes, dobras e a glande do pênis. Quem mais entende do assunto recomenda fazer espuma e deixar agir enquanto as outras partes do corpo são lavadas.

Caso tenha alguma área sensível ou algum ferimento no pênis, é útil optar pelo sabonete antisséptico, que junto o medicamento prescrito vai ajudar na recuperação mais rápida.

Higiene íntima após a relação sexual

Não é necessário ir imediatamente lavar o pênis após a relação sexual, porém, é importante fazer isso eventualmente. Ter esse cuidado vai ajudar a remover restos de sêmen e lubrificante, pois esse resíduos podem se tornar um excelente ambiente para o crescimento de bactérias e fungos.

Depilação masculina

Retirar completamente os pelos íntimos deixam a pele sensível e pode abrir caminho para o surgimento de infecção da pele e inflamação. Assim como o cabelo serve para proteger nosso organismo, os pelos da região genital, tem a mesma função. Mas, manter o pelos aparados pode ser muito útil para a higiene e fazer isso ajudar a não criar um cheiro ruim no local, além de evitar fungos.

Uma má higiene pode ser o que está causando impotência sexual também, veja aqui as causa da impotência sexual e como resolver.

Roupas íntimas

higiene-intima-masculina

Escolher a roupa íntima pode ser mais importante do que você imagina. Na hora de escolher qual cueca escolher, dê preferencia as cuecas estilo samba-canção, pois não apertam tanto a região escrotal. Além do conforto proporcionado, elas auxiliam em uma melhor circulação de sangue e uma melhor ventilação no local, evitando umidade.

Caso não queira utilizar cuecas samba-canção, as cuecas de algodão também possibilitam uma melhor ventilação no local.

Consequências da falta de higiene íntima

Além dos fungos e infecções citados anteriormente, a falta de higiene pode aumentar o risco de surgimento do câncer peniano. Apesar de raro, esse câncer pode levar à amputação do membro e até ao óbito, caso não seja tratado.

Mais comum é o aparecimento de balanite, uma inflamação na glande. Os sintomas principais são coceira, ardência, e até mesmo dor. Esses problemas de saúde são desconhecidos por muitos homens, mas como vimos, é importante os homens reservarem um tempo para cuidar de si e aprender mais sobre seu corpo. Por exemplo, muitos não sabem que é possível aumentar o pênis, porém veja aqui como isso é possível de forma natural.

Além da falta de higiene íntima trazer problemas para a saúde do homem, pode prejudicar também a saúde de suas parceiras sexuais. Devido ao órgão genital das mulheres ser interno, as mulheres são mais vulneráveis aos fungos e bactérias, por isso fica claro que é essencial o homem se preocupar com sua saúde íntima.

 

Voltar para lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.