A diminuição ou falta de libido é um assunto recorrente em todo lado e bem provavelmente em sua vida, saiba antes de tudo que não está sozinha: a falta de desejo é o problema sexual que mais aflige a ala feminina. No Brasil, uma a cada dez mulheres lidam com esta questão no dia dia.

A diminuição ou mesmo a perda completa do interesse pelo sexo tem, inclusive, nome: Desejo Sexual Hipoativo. A ideia de possuir uma disfunção sexual te assusta? O que deve assustar mesmo é a possibilidade de continuar a ignorar o problema, tanto do ponto de vista do seu relacionamento como quando o assunto é você mesma e sua qualidade de vida.

A baixa libido pode estar associada a um problema físico (dificuldades de “chegar lá” ou de lubrificação), mas também tem como causa questões psicológicas que afetam o seu desempenho na cama, como indiferença entre o casal, competitividade e falta de ânimo.

aumentar-a-libido-da-mulher

De toda forma, seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: a necessidade de sair desta situação, buscar soluções e parar – de uma vez por todas! – a fingir que o problema não existe. Ainda não se convenceu? Confira 4 tipos de perigos de ignorar a falta de desejo sexual!

1 – Ignorar sérios problemas físicos e\ou psicológicos

Ao ignorar o problema da sua falta de desejo, você pode estar ignorando simultaneamente problemas físicos e psicológicos. A baixa libido, neste caso, pode estar relacionada a outras questões da sua vida e de seu corpo que precisam de solução, tornando-se então um erro grave simplesmente ceder à rotina e “deixar pra lá” – ou para depois.

Problemas com a autoestima, falta de exercícios físicos, menopausa, o uso de medicamentos para depressão e mesmo uma dieta não balanceada são possíveis causas de angústia e frustração debaixo dos lençóis. Ao buscar uma solução para seu desejo sexual, você também estará resolvendo aspectos importantes para sua saúde física e mental.

2 – Minar seu relacionamento

A vida sexual é um dos fatores mais importantes em um relacionamento. Ao ignorar sua falta de libido, você estará colocando sua relação em jogo. Tanto reduzir drasticamente a frequência do sexo (ou mesmo parar) quanto ir para a cama por “obrigação” são táticas certeiras para minar o convívio com o parceiro.

Fingir que o problema da falta de desejo não existe fará com que, aos poucos, raiva e tensão se instalem entre o casal, prejudicando a relação no dia a dia e fazendo com que momentos que antes eram especiais para os dois percam o sentido e o antigo brilho. Em muitas situações, este problema abre inclusive brechas para a traição e dificultam o diálogo, tornando a convivência cada vez mais difícil.

falta-de-desejo-sexual-da-mulher

3 – Ir para a cama sem vontade e fingir orgasmo: a quem você está querendo enganar?

A resposta é: somente você mesma. Ao se deparar com a angústia de não conseguirem satisfazer seus parceiros, muitas mulheres se entregam a uma vida sexual sem vontade e lançam mão de mecanismos (como fingir orgasmos e prazer), acreditando que assim vão contornar o problema. Não poderiam estar mais longe da verdade.

Transar apenas para corresponder às expectativas do seu marido/namorado e fingir prazer é uma séria armadilha quando se escolhe fechar os olhos para a falta de libido. Isto apenas fará com que o problema permaneça e seja adiado, e não contribuirá em nada para a qualidade do sexo e para um relacionamento feliz e saudável. Encare a situação de frente!

4 – Abrir mão de uma esfera importante para sua felicidade

Por último e não menos importante, outro grande perigo de ignorar o problema é renunciar a um aspecto importante para sua felicidade e para a manutenção de um relacionamento amoroso. Ao se esconder atrás da rotina, possíveis doenças e questões psicológicas, você estará permitindo que o desejo e a vida sexual se percam de vez e deixando que ressentimentos tomem conta da sua relação. Acima de tudo, você estará abrindo mão de uma das experiências mais íntimas e prazerosas e comprometendo a sua realização pessoal.

E você, vai continuar de braços cruzados diante todas estas razões? Esta é a hora de buscar uma solução eficiente que vá de encontro aos seus problemas e parta de uma orientação profissional.

Fechar os olhos para a falta de libido só irá atravancar seu direito a uma vida sexual prazerosa, e ainda trará crises no seu relacionamento, fazendo com que seu parceiro perca o encanto por você.

 

Voltar para lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.