Causas da impotência sexual

Causas da impotência sexual

A impotência sexual, é quando o homem não consegue manter uma ereção em pelo menos metade das tentativas durante o sexo, também é conhecido por disfunção erétil. Esse problema acaba não deixando o homem ter ou manter ereções rígidas, ocasionando na insatisfação sexual e causando frustração em ambos os parceiros.

 

Causas da impotência sexual

impotencia-causas-solucao

Para que se possa recorrer a tratamentos, médicos ou naturais, antes é necessário descobrir qual a causa, visto que isso pode diferir de homem para homem. A disfunção erétil está relacionada a diversas doenças, por isso a necessidade de descobrir o que causa a de cada um individualmente.

São causas da disfunção erétil:

  • Causas psicológicas
  • Causa físicas
  • Doenças hormonais (diabetes, queda de testoterona, problemas endócrinos)
  • Doenças neurológicas (mal de Parkinson e Alzheimer)
  • Doenças vasculares (hipertensão e aterosclerose)
  • Medicamentos
  • Álcool e tabaco

Pode-se classificar as causas da impotência em causas psicológicas (10% dos casos) e causas orgânicas (90% dos casos). Se você tem dúvidas se sofre de disfunção sexual pode ler também esse outro artigo específico, clique aqui.

 

Causas psicológicas

Existe uma grande variedade de causas psicológicas que podem vir causar a impotência sexual. Ela pode começar logo após um grande trauma psicológico, como a perda de algum ente querido falecido na morte, ou a perda de emprego. Também pode ter início com a chegada da depressão, ansiedade ou estresse.

Outro fator que é extremamente comum, na maioria dos casos que tem como fator principal o psicológico, é o medo de falhar. A sociedade espera que o papel sexual do homem seja desempenhado de forma perfeita, caso contrário, é motivo de vergonha. Dessa forma o sistema psicológico do homem pode ser severamente afetado por uma impotência ocasional e isso pode conduzir à ansiedade e acabar gerando mais ocasiões como essa.

A falta de diálogo entre os parceiros, as brigas, os fatores ambientais (barulho ou luz), cansaço e preocupações, também afetam a performance do casal e são causas psicológicas, que também levam à perda da libido, ou a falta de vontade em fazer sexo, leia mais aqui. A incapacidade de conseguir a ereção aumenta a ansiedade e o medo, o que acaba gerando uma bola de neve, se não for tradada.

 

Causas Físicas

As causas físicas podem ser temporárias ou crônicas, por isso algumas podem ter tratamento médicos e outras mais severas é necessário uma medida mais invasiva, como a cirurgia.

Engana-se quem pensa que no envelhecimento a impotência sexual é normal. Uma pessoa da terceira idade, sendo saudável é capaz de conseguir ereções na maioria dos casos. Um homem que não possui problemas de saúde aos 60 anos de idade pode ter mais ereções que um homem de 40 anos com doenças no coração.

O fato negativo é que qualquer que seja a doença crônica pode efetivamente aumentar os riscos da impotência sexual e como se não pudesse piorar, os remédios utilizados nesses tratamentos colaboram para a impotência. Calcula-se que 1/4 das situações em que há impotência sejam causados por esses remédios. Medicamentos para hipertensão e antidepressivos são os principais agentes do mal que contribuem para isso.

 

Tratamentos para a impotência sexual

Como vimos, as causas para a disfunção erétil são variadas, mas seja qual for a origem da impotência, ela tem cura. É essencial que se identifique a causa o mais rápido possível para que aja o tratamento e assim melhore sua qualidade de vida.

Os tratamentos diferem, mas muitos envolvem psicoterapia, reposição de hormônios, injeções, géis e cremes que enrijecem a área.

No caso de medicamentos químicos somente um médico pode dizer qual é o melhor para o seu caso. Nunca se automedique, ao invés de estar solucionando o problema, o efeito pode ser exatamente o contrário.

Se você acha que seu problema não tem nenhum fator grave como causa, existem formas naturais que podem amenizar os efeitos da impotência, mas não significam necessariamente uma cura.

 

Remédios naturais para a impotência sexual

morango-mamao-suco

  • Kiwi com mamão: O kiwi é afrodisíaco, por isso essa mistura é tão eficaz para a impotência;
  • Chá de alecrim, catuaba e chapéu de couro: Esses três elementos de forma individual já são uma forte arma contra a impotência, os três misturados eleva-se ainda mais o resultado;
  • Chá de semente de melancia: Tem como função dilatar os casos, como consequência ajuda em problemas de ereção;
  • Suco de morango com melancia: Tanto o morango quanto a melancia são afrodisíacos, por isso os dois se combinam nessa receita.

 

Exercício para impotência sexual

Existe uma técnica que estimula o contato íntimo e o calor emocional, o que retira grande parte da tensão e incentiva o estabelecimento do relacionamento íntimo.

  1. Primeiro os parceiros devem se concentrar no prazer mútuo, fazendo massagens ou carícias, por exemplo, mas sem tocar nas áreas genitais;
  2. Na segunda parte deve haver o estímulo e o toque na áreas genitais, porém, sem a penetração;
  3. E por último, acontece a penetração, mas antes os parceiros devem estar confortáveis em cada estágio do exercício antes de passar para a próxima etapa, independente do tempo que for necessário permanecer em cada estágio.

Também existem fórmulas naturais que podem atingir o objetivo principal, desde que não aja uma causa orgânica por trás. Para saber mais detalhes sobre esses remédios naturais leia: REMÉDIOS PARA IMPOTÊNCIA.

 

Ainda Não Há Comentários.

Deixe um comentário