Retardar a ejaculação: qual é o melhor tratamento?
Saiba o tratamento mais adequado para você conseguir retardar sua ejaculação. A EJACULAÇÃO PRECOCE é um problema comum entre 30% da população masculina que pode se manifestar desde a adolescência.
A seguir, você vai saber como achar a solução para essa disfunção, o tratamento mais adequado para reverter esse problema.
Na adolescência, a ejaculação precoce aparece na fase juvenil por causa da inexperiência do homem, e pelo temor de ter um desempenho ruim na hora de relação sexual. Isso acontece devido ao alto grau de ansiedade que essa pessoa desenvolve que pode levar o homem a ejacular bem antes da hora.
Na fase adulta, o homem que teve essa ejaculação precoce tende a desaparecer da sua rotina. Mas em alguns casos, o problema pode continuar e inclusive piorar, podendo se transformar em algo mais sério como a disfunção erétil.
A ansiedade é um dos principais fatores para causar a ereção precoce. Na hora H, muitos homens acabam ficando muito ansiosos e perdendo o controle. Isso tem consequências negativas como por exemplo a frustração da parceira durante a relação sexual.
Para esse problema, existem vários caminhos para reverter. Uma das mais eficazes é a psicoterapia, porque ela trata a raiz do problema da ansiedade do homem que geralmente surge de aflições psicológicas.
Com a psicoterapia, o homem pode conseguir entender melhor as causas de sua insegurança que levam a ansiedade e consequentemente a ejaculação precoce. O resultado pode ser melhor se durante o tratamento, o homem contar com o apoio de sua parceira.
Ejaculação: como acontece?
A ejaculação é uma modificação no órgão sexual masculino que acontece quando ele atinge o ponto máximo de excitação. Quando os corpos recebem um alto fluxo de circulação sanguínea.
O pênis é coberto por uma fina camada de tecidos com músculos que distendem e com a pressão sanguínea exercida pela excitação, as paredes desses tecidos termina impedindo a saída do sangue pelas veias, fazendo com que ocorra a ereção.
Essa ereção provoca o orgasmo, que tem significados diferentes, porque acontecem em pontos diferentes do cérebro. Então é possível que haja a ereção sem a ejaculação, como também a ejaculação sem ereção, podendo ter orgasmo mesmo sem acontecer a ejaculação.
Ejaculação precoce: quais são as causas?
Geralmente o motivo principal é a ansiedade em excesso. Porque o que causa a ejaculação do homem é a produção de hormônios como a adrenalina, que é produzido numa situação de estresse do homem. Isso acontece no momento da excitação e se intensifica a medida que o homem chega ao final de sua relação sexual.
Com a ansiedade, o homem pode ter mais estresses, seja porque gostaria de impressionar a parceira, seja porque está se sentindo inseguro. Isso acaba aumentando o nível de adrenalina e fazendo com que o homem ejacule mais rapidamente sem que ele possa controlar isso.
Quando a ejaculação precoce ocorre na fase adulta, tardiamente, é chamada de ejaculação precoce secundária e pode se manifestar em qualquer homem que teve ejaculação normal e por algum motivo, sua ansiedade acaba influenciando para apresentar esse problema.
Homem ansioso: ejaculação precoce na certa?
Não é em todos os casos de ansiedade que a ejaculação precoce acontece. Existem milhares de homens que são ansiosos e que não apresentam nenhum tipo de problema relacionado a ejaculação. Na hora da relação sexual, eles conseguem controlar suas ansiedades e impedem que isso ocorra.
Mas a maioria dos homens que apresentam essa disfunção da ejaculação precoce são ansiosos. E sofrem por não conseguir satisfazer por completo sua parceira durante o ato sexual.
Quanto mais relações em que o homem tenha essa ejaculação precoce, mais isso se agrava. Porque ele vai ficar mais ansioso na próxima, aumentando mais a ainda o nível da adrenalina que é produzida, fazendo com que o homem ejacule cada vez mais rápido.
Em muitos casos, esse nível de ansiedade é tão grande que os homens terminam adquirindo algum tipo de disfunção erétil.
Tempo da ejaculação: A camisinha prejudica?
O preservativo masculino não prejudica a ejaculação. alguns até revelam que com o uso da camisinha, conseguem ter um controle maior sobre sua ejaculação. Mas alguns homens que sofrem de ansiedade relatam que o preservativo pode antecipar a ejaculação porque ao colocar sente mais ansiedade.
Existem preservativos que são feitos bem finos, para evitar a diminuição da sensibilidade do pênis. Então, termina não resolvendo o problema da ejaculação precoce.
Ejaculação precoce: causas físicas
Algumas doenças neurológicas e inflamações penianas ou da próstata podem causar o acontecimento da ejaculação precoce. Mas a medicina ainda não comprova como isso pode ocorrer.
Existiam cirurgias para cortar os nervos do pênis para diminuir a sensibilidade dele, fazendo com que a ejaculação seja retardada. Mas todas elas não trouxeram resultados muito eficazes e hoje em dia não se indica mais esse tipo de cirurgia.
Uma pesquisa feita com vários homens que se submeteram a cirurgias como esta, comprovou que esse tipo de intervenção não afetou na ejaculação precoce que apresentavam.
Ejaculação: como retardar?
A primeira medida a ser tomada é ir ao médico. Só ele pode dar o diagnóstico da ejaculação precoce. É conversando com um especialista que você pode começar a resolver esse problema.
Basicamente o tratamento consiste no controle da ansiedade que pode ser com o uso de antidepressivos ou com a psicoterapia. A maneira mais eficaz é a psicoterapia, porque ajuda o homem a controlar sua ejaculação.
O tratamento da psicoterapia dura em média de 3 a 4 meses e pode variar dependendo da pessoa. A maioria dos homens que se submeteram as sessões de terapia conseguiram ter resultados positivos.
Inicialmente esse homens durante o tratamento começam a treinar a relação sexual com o toque. Aprendendo a ser tocado e tocar a parceira com o controle da ansiedade até o momento de realizar a penetração sem ejaculação. Por isso, o apoio da parceira é fundamental para conseguir um melhor resultado.
Os homens que não querem fazer o tratamento com a psicoterapia, ou porque já tentaram e não viram resultado ou porque não se sentem a vontade, podem partir para o tratamento com os antidepressivos, que aumentando o nível de serotonina no cérebro, também conseguem retardar a ejaculação.
A diferença é que os antidepressivos podem demonstrar efeitos adversos porque exigem uso contínuo. E quando essa medicação é suspensa, também costuma ocasionar problemas.
A forma mais indicada para retardar a ejaculação continua sendo as sessões de terapia e o acompanhamento de um psicoterapeuta.
Esses profissionais conseguem fazer uma análise para compreender as razões pelas quais o paciente sente ansiedade. Além de conseguir tratar o problema de forma completa e definitiva, também ajuda a melhorar o relacionamento do homem com sua parceira sexual.